Layout do blog

Bonito Ecotel e a Sustentabilidade

Bruno Wanderley • mai. 17, 2020

Já faz alguns anos que muito se fala sobre proteção à natureza e sustentabilidade. Será que qualquer tipo de ação que fazemos em prol da natureza se enquadra no termo sustentabilidade?

De uma forma simplificada a sustentabilidade pode ser definida como ações/atividades humanas que visam suprir as necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras.

O conceito de sustentabilidade pressupõe uma relação equilibrada com o ambiente em sua totalidade, considerando que todos os elementos afetam e são afetados pela ação humana. A sustentabilidade diz respeito às escolhas sobre as formas de produção, consumo, habitação, comunicação, alimentação, transporte e também nos relacionamentos entre as pessoas e delas com o ambiente, considerando os valores éticos, solidários e democráticos.

Ela pode ser dividida em 03 pilares básicos: meio ambiente, impacto social e economia, sendo assim, entende-se que para uma sociedade ou sistema ser sustentável deve-se incentivar a conservação do meio ambiente, o bem-estar social e o ganho econômico de modo que não coloque em risco os 2 primeiros elementos. 

 

Os três pilares da Sustentabilidade em empresas

 

Para se desenvolver de forma sustentável, uma empresa deve atuar de forma que esses três pilares coexistam e interajam entre si de forma harmoniosa.

Cada pilar consiste em:

Social

Trata-se de todo capital humano que está, direta ou indiretamente, relacionado às atividades desenvolvidas por uma empresa. Isso inclui, além de seus funcionários, seu público-alvo, seus fornecedores, a comunidade local e a sociedade em geral. 

Desenvolver ações socialmente sustentáveis vai muito além de dar férias e benefícios aos funcionários. Deve-se proporcionar um ambiente que estimule a criação de relações de trabalho legítimas e saudáveis, além de favorecer o desenvolvimento pessoal e coletivo dos envolvidos.

Econômico

Para que uma empresa seja economicamente sustentável, ela deve ser capaz de produzir, distribuir e oferecer seus produtos ou serviços de forma que estabeleça uma relação de competitividade justa em relação aos demais concorrentes do mercado. 

Além disso, seu desenvolvimento econômico não deve existir às custas de um desequilíbrio nos ecossistemas a seu redor. Se uma empresa lucra explorando as más condições de trabalho dos funcionários ou a degradação do meio ambiente da área a sua volta, por exemplo, ela definitivamente não está tendo um desenvolvimento econômico sustentável, já que não existe harmonia nas relações estabelecidas.

Ambiental

Por fim, o desenvolvimento sustentável ambientalmente correto se refere a todas as condutas que possuam, direta ou indiretamente, algum impacto no meio ambiente, seja a curto, médio ou longo prazos.

  

Vale ressaltar, mais uma vez, que a sustentabilidade precisa de planejamento, acompanhamento e avaliação de resultados, pois seus três pilares devem estar alinhados com os objetivos da empresa, não podendo ser definidos com base em ações pontuais ou simplesmente compensatórias.


E agora que você entende um pouco mais sobre o assunto, que tal deixar nos comentários o que, na sua opinião, a nossa geração deve fazer para diminuir ainda mais os impactos que causamos em nosso planeta? Você conhece empresas que possuem protocolos enquadrados nos pilares da sustentabilidade e que fazem a diferença na região onde você mora? Vamos adorar receber seus comentários.


Obrigado pela sua atenção e até breve!


Bonito MS Bonito Ecotel
Por Kassilene 12 jun., 2020
Boa Notícia: Implantamos todos os requisitos do protocolo de biossegurança e vamos reabrir em 26 de Junho de 2020
17 mai., 2020
O que estamos fazendo para receber nossos hóspedes no cenário atual.
Share by: